Clínica Humanizada: Entenda O Conceito E Como Aplicar!

· 3 min read
Clínica Humanizada: Entenda O Conceito E Como Aplicar!

Isso é bem controverso, uma  vez que o especialista não amplia o conhecimento da medicina, mas o restringe, verticaliza, dá foco. Os próprios médicos, os pacientes e os gestores do sistema público e do privado não reconhecem o valor (a importância) do clínico. Em relação a uma  criança, entretanto, na maioria das vezes, se refere inicialmente ao pediatra.  https://notes.io/q9n6Z  o clínico que atua na Saúde da Família costuma fazer exames ginecológicos.


  • É a especialidade com mais vagas em concursos públicos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde, como na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros, e nas Forças Armadas.
  • O objetivo é democratizar o acesso à informação correta e confiável sobre saúde.
  • Contudo, usar cliente não é errado ou inadequado, já que se trata de um serviço em que há pagamento.
  • “Por mais que pareça óbvio para o profissional, percebo que muitas vezes os pacientes demoram para assimilar o conceito de um tratamento de longo prazo.
  • Por meio do vínculo o médico conhece o cotidiano do paciente, seu contexto social, medos e angústias e até questões pessoais que podem prejudicar o tratamento.
  • A segunda se trata da criação de um projeto luminotécnico em LED para cada ambiente e tarefa, que proporciona assim o aumento de produtividade.


Uma clínica humanizada coloca em prática toda a essência do cuidado com os pacientes. Para isso, o atendimento humanizado na saúde consiste em aplicar estratégias que melhoram a interação entre médico e paciente, elevando a qualidade do serviço prestado. Há o discurso que o médico clínico com formação mais geral é necessário e deve ser valorizado. Entretanto, entre os próprios médicos, esses clínicos são os que não conseguiram, não conquistaram posições melhores na hierarquia profissional - "escolheram mal, estudaram pouco, foram pouco competitivos". Esse senso comum faz com que os recém-egressos da graduação busquem as especialidades com mais valor de mercado, de troca.

Definição De Clínica


Não é incomum encontrar notícias sobre o aumento nos atendimentos de urgência em hospitais espalhados por todo o Brasil. A consequência são instituições lotadas e muitos casos em que o atendimento com hora marcada seria mais indicado. Em seu trabalho não se incluem cirurgias, procedimentos obstétricos e ginecológicos. Importante também diferenciar de general practitioners, que são capacitados em outros aspectos no nível da atenção primária, como cirurgia, obstetrícia e ginecologia e pediatria. Manter boa relação médico-paciente, procurando conhecer os problemas emocionais do paciente e os fatores ambientais de seu universo, como meio familiar, ambiente de trabalho, etc. Formular hipóteses diagnósticas com grande probabilidade de acerto com base unicamente na anamnese e exame físico do paciente.

Saúde Mental


A maioria dos médicos recém-formados, por livre escolha, não optam pela Clínica Médica, o que resulta em diminuição progressiva do número de médicos nesta área. Como a cirurgia, a medicina clínica foi sendo progressivamente compartimentalizada em inúmeras especialidades, conforme o aparelho, órgao, doença, métodos de exame ou de tratamento. As primeiras áreas da Medicina a se organizarem como especialidades foram a Cirurgia, Pediatria, Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia. Em relação à formação, a clínica médica está presente como conteúdo do ciclo profissional da graduação e é um dos rodízios obrigatórios no internato, com duração mínima de três meses. Todo médico que escolher uma especialidade clínica, com exceção de dermato e neuro, deverá realizar a residência de clínica médica antes do ingresso na especialidade. Além disso, a Clínica Médica é uma das principais áreas responsáveis pela prevenção de doenças.


O Que É Clínica Médica?


Acesso aos profissionais de saúde de diferentes especialidades, independentemente de suas localizações. Por isso, as diferenças na formação de cada uma delas devem ser reconhecidas e respeitadas para que não ocorram atuações indevidas e invasões de espaços de atuação, com prejuízos para os pacientes. Uma forma de melhorar a rotina de clínica médica é capacitar toda a equipe para lidar com pessoas de forma eficaz e treiná-lo de modo a aproveitar da melhor forma os recursos  tecnológicos. Relação médico e paciente é baseada na interação e sentimentos entre o profissional de saúde e a pessoa que necessita do serviço médico. A prática médica consiste no atendimento ao paciente, nesse sentido, é importante entender que o cuidado não deve ser engessado e aplicado da mesma forma para todos.